(11)

(11)

Reposição Hormonal Menopausa

Reposição hormonal menopausa é fundamental para quem deseja estabilizar as condições hormonais após alguma desregulagem. Sendo assim, é possível manter as condições naturais do corpo para evitar que incômodos e desconfortos relacionados à ausência do hormônio surjam.

Continue a leitura e conheça mais informações sobre esse tratamento.

Reposição hormonal menopausa: Conheça mais sobre esse tratamento

Você já ouviu falar em reposição hormonal menopausa? Para saber mais sobre esse tipo de tratamento, é preciso que saiba primeiramente do que se trata a menopausa, assim ficará mais fácil compreender.

Quando falamos na menopausa, podemos dizer que é um declínio natural dos hormônios reprodutivos femininos, que atingem mulheres entre 40 ou 50 anos. Em outras palavras, a menopausa gera uma variação dos hormônios da mulher, fazendo com que ela possa sentir muitos sintomas.

Alguns sintomas podem vir com maior impacto em algumas mulheres, outras, podem sentir sintomas mais fracos e regulados.

Mas independentemente da alteração que surgir na mulher, alguns profissionais recomendam a reposição hormonal, um tratamento que alivia muito as dores ocasionadas nesse período.

Como funciona a reposição hormonal na menopausa?

Como já vimos, algumas mulheres na idade da menopausa podem sofrer com sintomas comuns desse período, como menstruação desregulada, suores repentinos, ondas de calor, quedas de cabelo, entre outros sintomas.

E para que essas mulheres não sofram mais com esses fatores, a reposição hormonal pode ser totalmente útil.

A reposição hormonal, também conhecida como terapia hormonal, pode ser feita em diferentes formas. Alguns métodos podem unir hormônios estrogênio e progesterona, enquanto outros utilizam somente o estrogênio.

Além disso, a reposição pode ser feita de diferentes maneiras, como em formas de comprimidos, géis, adesivos aplicados à pele, entre outros.

Mas é importante ressaltar que os hormônios, a dosagem, a forma de administração e o tempo de uso serão determinados pelo médico após ele realizar uma avaliação criteriosa de cada paciente.

Além disso, é preciso que a paciente seja reavaliada periodicamente para ajuste da dose, assim é possível manter a dosagem sempre atualizada.

Tipos de reposição hormonal na menopausa

Como já citado, existem diferentes tipos de tratamentos para reposição hormonal em mulheres. E quem vai decidir o melhor tratamento, será o médico, que esteve acompanhando a paciente desde o começo.

Mas para tirar as principais dúvidas, separamos a seguir os principais tipos dessa reposição hormonal, e como cada uma funciona.

  • Com estrogênio e progesterona: Nesse tipo de tratamento é utilizado nas mulheres que ainda têm o útero. As medicações contam com a progesterona natural ou podem ser administradas em conjunto da progesterona sintética e estrogênio;
  • Com estrogênio: O tratamento feito somente com o estrogênio é indicado para mulheres que tenham retirado o útero. Essa medicação possui apenas estrogênio como mestranol, estrona e estradiol;
  • Natural: Já o tratamento natural pode ser feito no dia a dia, onde o médico sugere que a paciente consuma alimentos que tenham fitoestrogênio, como sojas, linhaças, amoras, produtos homeopáticos, combinado com exercícios físicos regulares.

Contraindicações da reposição hormonal menopausa

Muitas mulheres que já atingiram a idade da menopausa acham que é necessário recorrer ao tratamento de reposição hormonal. Entretanto, esse tipo de tratamento não é necessário para todas as mulheres e deve ser feito apenas se o médico recomendar.

Além disso, existem outras contraindicações, que são:

  • Mulheres que tenham ou já tiveram determinados tipos de câncer que dependam do hormônio estrogênio para sua evolução;
  • Algum familiar que já teve câncer de mama;
  • Problema com tromboembolismo agudo ou tromboembolismo prévio;
  • Sangramento vaginal duvidoso ou lesões do endométrio;
  • Doenças do fígado, caso a terapia for feita via oral.

Se você não está na lista dessas contraindicações e deseja encontrar uma clínica especialista na reposição hormonal de menopausa, pode contar com a Clínica Bem Estar, uma companhia especialista na saúde e bem-estar da mulher.

Onde encontrar reposição hormonal menopausa?

A Clínica Bem Estar é especialista em atendimento médico para cuidados com a saúde íntima da mulher. O grupo oferece serviços como ginecologia, obstetrícia, oncologia pélvica, mastologia, reprodução humana, fisiologia hormonal e laserterapia.

Além disso, o grupo trabalha com especialistas renomados e possui infraestrutura adequada e moderna para a realização dos mais diversos procedimentos.

Entre em contato para saber mais sobre os serviços!

.